Site voltado a amantes da aviação militar.

2º/5º GAV – Esquadrão Joker

Esquadrão Joker

O Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAv), conhecido como Esquadrão Joker, teve sua criação prevista pelo Aviso nº 39, de 16 de dezembro de 1947, na cidade de Parnamirim, próxima a Natal (RN). Sua missão original era a formação de pilotos de bombardeio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Entretanto, devido a restrições operacionais, sua ativação efetiva ocorreu apenas em 17 de setembro de 1953, por meio da Portaria nº R-38. Na ocasião, foram incorporadas aeronaves Republic F-47 Thunderbolt, transferidas do 3º/1º Grupo de Aviação de Caça (3º/1º GpAvCa), também conhecido como Estágio de Seleção de Pilotos de Caça (ESPC), sediado na Base Aérea de Santa Cruz (RJ).

Com os F-47, o 2º/5º GAv adotou o código-rádio “Pacau” e passou a utilizar o emblema do ESPC, refletindo a mudança de sua missão para a formação de pilotos de caça. Essa atribuição perdurou até o final de 1956, quando os F-47 foram transferidos ao 1º/4º GAv. Em contrapartida, o 2º/5º GAv recebeu os bombardeiros North American B-25J Mitchell, retomando a missão original de formação de pilotos de bombardeio, sob o símbolo “É Peia”, embora tenha mantido o código-rádio “Pacau”.

A operação dos B-25J Mitchell foi breve. Já em 1958, foram substituídos pelos Douglas B-26B/C Invader, utilizados até 1961 na instrução de equipagens de bombardeio. Devido a dificuldades logísticas e de manutenção, os B-26 foram substituídos, em 1962, pelos jatos Morane Saulnier MS.760 Paris. Esses, no entanto, também tiveram curta permanência na Unidade, sendo descontinuados em 1963 por questões operacionais.

Em 1964, o Esquadrão passou a operar os treinadores North American T-6G Texan, substituídos posteriormente pelos bimotores Beechcraft TC-45T, apelidados de “Muriçocas”. Com a chegada dessas aeronaves, a missão do Esquadrão foi novamente redefinida, passando a focar na instrução de voo em aeronaves bimotoras. Nesse mesmo período, o emblema do Esquadrão foi alterado: a onça sobre a bomba foi substituída por uma cabeça de onça ladeada por duas bombas, mantendo-se, no entanto, o lema “É Peia”.

O 2º/5º GAv permaneceu em atividade até 24 de fevereiro de 1970, quando foi desativado por meio da Portaria nº 017/GM7, em função da criação do Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM) na Base Aérea de Natal. As aeronaves TC-45T foram então redistribuídas entre os Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA), criados em 1969.

Com a reestruturação do Centro de Aplicações Táticas e Recompletamento de Equipagens (CATRE) e a desativação do Grupo de Instrução Aérea (GIA), o 5º Grupo de Aviação foi reativado em 1º de janeiro de 1981, conforme Portaria nº 310/GM3, de 20 de outubro de 1980. O 2º/5º GAv passou a contar com o efetivo do antigo 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), mantendo a denominação Esquadrão Joker, com a missão de realizar a instrução básica de pilotos de jato, utilizando os jatos Embraer AT-26 Xavante.

O Esquadrão operou com os AT-26 Xavante até 1º de dezembro de 2004, totalizando aproximadamente 250 mil horas de voo e contribuindo para a formação de cerca de 700 pilotos de combate. Nesse período, os Xavante foram substituídos pelos modernos Embraer A-29A/B Super Tucano, marcando uma nova fase na história da Unidade.

Além de continuar com a formação de novos pilotos de caça, o Esquadrão Joker também passou a ser responsável pela disseminação da doutrina operacional e pela implantação do A-29 nas demais Unidades do 3º Grupo de Aviação. As aeronaves Xavante desativadas foram transferidas para o 1º/4º GAv, igualmente sediado em Natal.

Aeronaves

Base Aérea