
A Boeing entregou à Força Aérea dos Estados Unidos a primeira aeronave de testes em voo do Programa de Modernização do Radar do B-52.
Os testes serão avaliados pela 412ª Ala de Testes na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. A aeronave recebeu o radar APQ-188 de varredura eletrônica ativa (AESA), semelhante aos utilizados em caças.
As atualizações do RMP são parte essencial do amplo esforço de modernização do B-52, destinado a manter a capacidade de ataque global dos EUA à frente das ameaças até a década de 2050 e além. Os testes em Edwards AFB ocorrem após a integração em solo e as verificações funcionais iniciais do sistema, realizadas nas instalações da Boeing em San Antonio.
“O novo radar aumentará significativamente a eficácia das missões do B-52 ao melhorar a consciência situacional, acelerar a identificação e o engajamento de alvos e elevar a sobrevivência da tripulação em ambientes contestados”, afirmou Troy Dawson, vice-presidente de Bombardeiros da Boeing. “Esta fase do programa é dedicada a acertar desde o início, para que possamos executar todo o programa de modernização do radar.”
Os dados coletados durante os testes orientarão as fases subsequentes de desenvolvimento e o retrofit planejado das 76 aeronaves operacionais B-52.
O RMP também inclui dois Processadores de Sensores e Sistemas de Exibição como computadores de missão para integrar o radar aos sistemas do B-52, além de duas telas sensíveis ao toque em alta definição de 8×20 polegadas nas estações de Navegação e Radar, para exibição de imagens, controle e telas legadas, e dois controladores manuais no estilo de caças para operação do radar. O sistema conta ainda com refrigeração aprimorada, com resfriamento líquido do radar e aquecimento por sangria de ar dos motores para condições de frio extremo.

Deixe um comentário