Site voltado a amantes da aviação militar.

Brasil recebe 10º caça Gripen

F-39E Gripen

No dia 17 de junho de 2025, mais um F-39E Gripen decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) com destino à Base Aérea de Anápolis (GO), sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira (FAB).

O voo do caça de matrícula FAB 4110, pilotado pelo Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres, pousou às 12h42 (horário de Brasília) e teve duração aproximada de 1 hora e 17 minutos

A aeronave foi fabricada em Linköping e embarcada no navio de cargas de um porto na Suécia para uma viagem ao Brasil, aonde chegou em junho. Após o desembarque, foi levada por terra do porto ao aeroporto, onde foi preparada e submetida a testes antes de sua primeira decolagem no espaço aéreo brasileiro.

Mais do que a 10ª aeronave das 36 a serem entregues, a chegada do novo Gripen representa a primeira unidade com novas capacidades desenvolvidas para a FAB. Com isso, o primeiro grupo de defesa aérea será capaz de executar uma nova gama de missões, além de ampliar a disponibilidade de aeronaves para efetuar o treinamento de pilotos e contribuir para a soberania do espaço aéreo”, diz o coronel aviador Claudio Oliveira Marques, Coordenador da Operação Navegantes.

Com esta entrega, a FAB passa a contar com nove caças Gripen no 1º GDA e um empregado em campanhas de ensaios em voo e desenvolvimento no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, sediado em Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo.

Desde que o Gripen entrou em operação no Brasil, em dezembro de 2022, a FAB já participou com sucesso de diversos exercícios com a aeronave, entre eles, a CRUZEX, de característica multinacional de grande escala, em novembro de 2024.