Site voltado a amantes da aviação militar.

FAB recebe mais um caça F-39 Gripen 

FAB recebe mais um caça F-39 Gripen 

FAB recebe mais um caça F-39 Gripen por via marítima através do Porto de Navegantes/SC. Desta vez, o navio com o novo Gripen a bordo é o Fortunagracht na sexta-feira (14).

A embarcação de carga geral com 137,7 metros de comprimento é operada pela companhia holandesa Spliethoff. Esta é a 8ª remessa de F-39 entregues ao Brasil, a segunda só em 2025.

Caça Gripen no Porto de Navegantes/SC

A operação em Navegantes também deve seguir os moldes das últimas vezes. O caça é desembarcado do navio, recebendo em seguida as rodas do trem de pouso principal.

A aeronave, fabricada em Linköping, na Suécia, pela Saad, percorreu mais de dez mil quilômetros até chegar ao país, sendo transportada por via marítima a partir de Norrköping.

À noite, e sob forte escolta da Polícia da Aeronáutica e forças de segurança locais, a aeronave é rebocada por cerca de 1,5 km até o Aeroporto Internacional Vítor Konder, de onde decola dias depois com destino à Base Aérea de Anápolis.

Ao todo, a Força Aérea já recebeu 10 dos 36 caças adquiridos em 2014 através do Programa FX-2. Desses, nove estão em operação com o 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar. Já o FAB 4100, recebido em 2020, está sendo usado pela Embraer e Saab nas campanhas de testes e certificações do modelo, parte do pacote de transferência de tecnologia adquirido com os caças.

Dos 36 caças, oito são do modelo F-39F, de dois assentos; nenhuma aeronave dessa versão foi entregue ainda. O primeiro Gripen biposto está em fase final de produção na Suécia, devendo realizar seu primeiro voo nos próximos meses.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *