
Um passageiro acompanhante de um F‑15D Eagle da Guarda Aérea Nacional dos EUA foi ejetado acidentalmente enquanto a aeronave ainda estava taxiando na Base Aérea de Barnes, em Westfield, Massachusetts. As imagens compartilhadas nas redes mostram a fumaça saindo da cabine traseira: a cobertura do cockpit foi arremessada e o passageiro caiu ao lado da aeronave, ao lado de um paraquedas aparentemente aberto.
Segundo relato não verificado postado em uma página no Facebook do meio militar, o acompanhante fazia parte da 104th Fighter Wing e estava em um “vôo de incentivo” — um tipo de passeio oferecido a pessoal não-piloto como reconhecimento ou motivação. Até o momento, a Guarda Aérea Nacional não confirmou oficialmente o nome ou estado de saúde do passageiro.
Video and ATC from yesterday. The backseater of RAMBO 01 (F-15D 104th FW Massachusetts ANG) accidentally ejected while taxiing back after a alleged incentive flight at Westfield-Barnes Airport, MA
— Thenewarea51 (@thenewarea51) August 14, 2025
The backseater survived and the runway was shut down. You can see the cockpit… pic.twitter.com/9ZIAV9ENPl
O incidente ocorreu sob condições conhecidas como “zero-zero” – sem altitude e sem velocidade – algo que os modernos assentos ejetores ACES II, como o do F‑15, são projetados para suportar, mas que ainda envolve riscos. Embora raras, ejeções acidentais em solo já ocorrem — um caso semelhante aconteceu em 2019 na França, onde um passageiro de um Rafale B da Força Aérea francesa ativou a alavanca de ejeção durante a decolagem. Naquela ocasião, a investigação concluiu que falhas de procedimento, falta de preparo do passageiro e problemas técnicos contribuíram para o incidente.

Uma investigação formal está em curso para determinar como a alça de ejeção foi acionada — se por falha técnica ou por procedimento inadequado. Em voos de incentivo como este, é comum haver briefings de segurança completos e familiarização com a cabine, justamente para evitar o manejo incorreto de controles sensíveis como o da ejeção.


